Identidade Visual Corporativa

Uma marca é

Um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.
(Seth Godin)
Quando tratamos sobre criação de marcas e identidades visuais, queremos que as empresas pensem além de ter apenas um logotipo bonito ou um cartão de visita legal.
Devemos pensar em como  criar uma experiência para os seus clientes (externos e internos), em construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Uma marca de sucesso precisa de uma identidade visual que a represente

Qual o propósito e os valores da sua marca?

Para criarmos uma identidade visual forte e que verdadeiramente represente a marca, devemos olhar para dentro e respondermos essas três perguntas: O quê fazemos? Por quê fazemos? Como fazemos?

Qual é a personalidade da marca?

Depois de entendermos melhor o propósito e os valores da marca, precisamos identificar a sua personalidade.
Se queremos uma identidade visual que a ilustre com assertividade, esses sliders da imagem nos ajudam a fazer o diagnóstico e, também, a guiar em todos os processos de desenvolvimento do projeto.

Como a marca está posicionada em relação aos concorrentes?

Entender como a sua marca está inserida no mercado é um exercício importante, seja para explorar alguma diferenciação, lacuna ou tendência.
Olhar este cenário pode ser esclarecedor e oferecer insights estratégicos para o seu negócio.

Você precisa de projeto de marca?

Para garantirmos que a sua marca vá comunicar seu propósito, valores, personalidade e se conectar com os públicos (internos e externos), precisamos dar atenção e olhar com cuidado alguns pontos durante o processo de briefing, pesquisa e desenvolvimento. Confira abaixo:

Pontos de contato

Toda interação que os seus públicos (internos e externo) tem com a sua marca devem ser pensados com cuidado e atenção para que a experiência deles seja a melhor possível, passando a essência da empresa e gerando um impacto positivo.
Para que todos os pontos de contato da marca estejam alinhado com o propósito, precisamos mapear tudo que seja necessário implementar e/ou adequar no projeto.

Tag e referências

Criar um quadro com palavras chaves e referências visuais ajuda muito a guiar o desenvolvimento. Buscar soluções diferentes e criativas para os problemas levantados no briefing, requer uma ampla pesquisa e investimento de tempo para explorar todas as conexões possíveis..

O poder das cores

Uma das principais maneiras de transmitir uma ideia e/ou sinalizar um sentimento é através das cores. Há inúmeros estudos que apontam a interferência delas no dia a dia, seja para uma tomada de decisão, despertar uma reação, estimular um determinado reflexo, entre outros.
É muito importante cuidar com carinho na escolha da paleta de cores, pois uma decisão equivocada pode ligar a sua marca à um sentimento indesejado.

Fontes e elementos gráficos

Fontes tem vida própria e emprestam muito da sua personalidade para a marca. Escolher a família tipográfica mais apropriada é fundamental para uma comunicação assertiva.
Os mesmos cuidados valem para imagens, símbolos e elementos gráficos. Os mínimos detalhes importam para criarmos a representação visual que queremos passar com a marca. A escolha de uma foto, modelo, cenário, ilustrações, etc.
Combinar estes elementos de maneira pensada e coerente é o que dará poder para a sua identidade visual.
.

Processo de trabalho

BRIEFING

Quais são produto e serviços?
Qual é o público alvo?
Como é o mercado?
Como a marca deve soar?
Que sentimentos ela deve e não deve passar ao público?

PESQUISA

Cores, fontes, símbolos, imagens, formas, texturas, etc;
Referências de mercado;

MOODBOARD

Mural com todas as informações coletadas que podem contribuir para o desenvolvimento;

PRODUÇÃO

Desenvolvimento de ideias em método de exaustão e maturação;
Escolha das melhores opções para avaliação;

AVALIAÇÃO

Apresentação da ideia escolhida, feedback do cliente com possíveis ajustes;
Nova opção ou ajustes finos para nova avaliação;

RESULTADO

Finalização e entrega dos materiais criados junto com o Manual de Identidade Visual.

O que os clientes dizem

Atingiu em cheio as nossas expectativas!

O resultado de todo o projeto foi surpreendente. Uma das melhores decisões que tomamos durante o planejamento do negócio, foi a contratar tudo integrado com a 30/03, nosso tempo era curto.

Cassiano e Fernanda Bortolaci | Essencial Aparelhos Auditivos

Atenção e profissionalismo ao passar o conhecimento e explicar os serviços prestados.

Isso gerou uma confiança e nos fez ter a certeza que poderia confiar no trabalho. Eles compraram nossas ideias e abraçaram o projeto como se fosse deles. E o resultado não poderia ser melhor, muito elogios, uma nova identidade visual, um logo com a nova cara da Mania de Guria, que transmite a essência e o valor da marca aos clientes.

Vanessa e Wagner Diehl | Mania de Guria

Confira alguns dos nossos cases

Como podemos te ajudar?

Vamos
conversar
Gostou do que viu até aqui? Se você tem uma marca que queria fazer um reposicionamento, ou um projeto de marca nova, chama a gente para conversar! Temos certeza de que podemos te ajudar.
Iniciar conversa
Alguma dúvida? Fale conosco!
Olá!
Quero saber mais sobre o conteúdo da página: https://trintazerotres.com/identidade-visual-corporativa.